https://www.saojoaobraga.pt/wp-content/uploads/2014/05/158.jpg

NOTÍCIAS

Maio 27, 2014

Programa para as festas sanjoaninas é apresentado hoje

É com a promessa de recuperar as tradições sanjoaninas que se foram perdendo ao longo dos anos que a equipa liderada por Rui Ferreira dá a conhecer no próximo dia 28 de Maio, quarta-feira, pelas 11 horas no Posto de Turismo de Braga o programa para as festividades de São João.

Num programa que encherá a cidade de Braga de tradições já a partir do dia 14 de Junho, a Associação de Festas de São João de Braga tem programadas mais de 80 actividades para os 10 dias de romaria bracarense.

Para Rui Ferreira “as festas sanjoaninas são o mais importante traço da alma bracarense e, por isso, urge valorizar todas as tradições associadas ao evento”.

Este ano integrado nas celebrações sanjoaninas, Braga receberá o 25º encontro de Gigantones e Cabeçudos e ainda a primeira corrida São João de Braga e recuperará a corrida do porco preto feita durante vários séculos nas celebrações do sanjoaninas bracarenses.

O programa para este ano não valoriza apenas a tradição, como também vai apresentar significativas inovações. A recuperação da corrida do porco preto é uma das mais emblemáticas, mas temos dois momentos novos que queremos destacar: a Parada Folclórica e a Festa de Encerramento que vai incluir um grandioso espectáculo piromusical” disse Rui Ferreira.

O São João de Braga

As Festas de São João são as festas mais importante da cidade dos arcebispos, sendo a primeira celebração do São João datada de 1150, contando no século XVI com uma ampla adesão popular.

As exibições do Rei David e dos Pastores são dois dos grandes atractivos históricos das festas sanjoaninas de Braga, tendo sido preservadas até aos dias de hoje.

0