https://www.saojoaobraga.pt/wp-content/uploads/2019/05/sao_joao_2019_exposicao_cavaquinho-1.png

NOTÍCIAS

Junho 20, 2014

Festividades Sanjoaninas ao som do tradicional cavaquinho

No ano em que as festas de S. João pretendem afirmar-se como as festividades sanjoaninas mais antigas do país, torna-se importante tornar Braga capital da tradição que a acompanha. O cavaquinho é um instrumento popular minhoto, que teve origem na cidade. Deste modo, durante o dia de sábado, 21 de junho, realizar-se-á, em vários pontos da cidade (Mercado Municipal, Campo da Vinha e Theatro Circo), um encontro de tocadores de cavaquinho.

O objectivo é a reunião de todos os grupos de tocadores de cavaquinho, bem como de qualquer possuidor do mesmo instrumento, para uma actuação conjunta no palco do Theatro Circo, onde o Malhão Velho e a Vareira se tornarão as músicas que darão corpo a esta tradição minhota.

O cavaquinho é um cordofone de pequenas dimensões, de tampos chatos e de quatro cordas de tripa ou metálicas.

É no Minho que é mais popular e está muito ligado às rusgas minhotas. Pode aparecer como instrumento harmónico, acompanhando o canto, ou ser tocado rasgado, fazendo a sua melodia tão característica.

As festividades do mais antigo São João realizam-se em Braga desde o dia 15 de junho até ao dia 24 de junho e contam uma grande variedade de recriações históricas e tradicionais desta celebração ao Santo Popular, padroeiro da cidade.