Valorização da Romaria Minhota une Braga e Ponte da Barca
Romaria de S. Bartolomeu apoia pretensão das Festas de S. João
Com o intuito de recolher apoios para iniciar um processo de valorização da romaria minhota como património cultural imaterial, a Associação de Festas de S. João de Braga reuniu-se recentemente com a organização das Festas de S. Bartolomeu de Ponte da Barca.
Depois de em Dezembro se ter sentado à mesa com a organização da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, a Associação de Festas de São João de Braga, representada pelo seu presidente, Rui Ferreira, explicou os contornos do projeto que pretende uma parceria entre as principais festas minhotas.
Para Rui Ferreira, este encontro «foi muito positivo» e motivou «ainda mais este movimento que quer unir todas as romarias do Minho em torno de um programa de valorização e promoção que visa potenciar as tradições mais peculiares da região».
«A Romaria de S. Bartolomeu é uma das mais importantes festas da região e é determinante ter o seu suporte e apoio para prosseguirmos rumo aos nossos objetivos», completou.
O encontro, que decorreu na Câmara Municipal de Ponte da Barca, contou com a presença da vereadora Sílvia Torres e de Adolfo Ferreira, responsáveis máximos pela Romaria de S. Bartolomeu, e ainda por Mário Meireles da Associação de Festas de São João.
Esta foi a segunda reunião em torno do projeto que promete ter eco no programa das festas sanjoaninas de Braga deste ano.
Segundo a organização das sanjoaninas bracarenses, será promovida em junho uma reunião geral com representantes das festividades mais genuínas da região, onde serão discutidas algumas iniciativas que visam a promoção e valorização da romaria minhota.