Programa das Sanjoaninas de Braga apresentado hoje
Tradição e inovação são o motor de 12 dias de programação intensa
Foi perante um salão nobre da Câmara Municipal de Braga repleto de gente que a Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB) apresentou o programa para a edição de 2015. Com uma forte componente cultural e muitas novidades que visam a preservação das tradições, o programa oferece um vasto leque de atividades que visam promover a envolvência dos bracarenses e forasteiros no espírito sanjoanino.
Para o presidente da AFSJB, Rui Ferreira, o São João de Braga é único no país, contando com eventos .
“Realizamos o único festival de cavaquinhos, temos tradições seculares como o carro das ervas dos pastores e Rei David, temos o maior encontro de Gigantones e Cabeçudos, a Parada Folclórica, a procissão sanjoanina”, acrescentou.
Já para o representante da Entidade do Turismo Porto e Norte, Marco Sousa, “a realização do São João é muito importante para o turismo do Norte, por ser uma festa única merece todo o nosso apoio e por apostar nas tradições adaptando-as à modernidade”. Ainda sobre a importância das festas, o responsável sublinhou que acredita na classificação das festas sanjoaninas no Inventário do Património Nacional, dado o caráter representativo que estas têm para o país.
Num programa que envolve mais de oito mil pessoas, 168 associações, mais de 188 horas de programação, 12 exposições, 19 espetáculos, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, destacou que “é de grande mérito a capacidade de juntar inúmeras associações e instituições na construção deste rico programa. É a prova da capacidade mobilizadora destas festas, o São João é de todos os Bracarenses”. As festas municipais realizam-se de 13 a 24 de Junho e apresentam um programa que pode ser consultado aqui.