Santiago de Compostela viveu São João de Braga antecipado

As ruas de Santiago de Compostela e a loja do Turismo Porto e Norte na cidade, acolheram este sábado a Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB), o Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM) e a Associação Cultural e Artística Ida e Volta numa nova ação promocional do São João de Braga.
Levar o São João além-fronteiras é um dos objetivos da Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB), que, voltou este ano a Santiago de Compostela, para animar e colorir as ruas da cidade galega.
Para o presidente da AFSJB, Rui Ferreira, esta ação “é de enorme relevância a aproximação à Galiza, dado que se trata de uma região de fulcral importância no contexto da dinamização turística do município de Braga”.
Já para o representante da autarquia bracarense que acompanhou a ação na Galiza, António Barroso, a vinda do São João de Braga a Santiago de Compostela “é importante por estarmos na capital da Galiza e numa cidade que acolhe gente de todo o mundo, que vem em peregrinação”.
António Barroso sublinhou também a aposta crescente feita pelo município no apoio à divulgação do que de “melhor se faz em Braga”, através da potencialização dos eventos festivos da cidade, como é o caso do São João de Braga, nas feiras de turismo que se realizam tanto em Portugal como em Espanha. “O São João de Braga é o maior evento festivo da cidade e queremos dá-lo a conhecer. A AFSJB soube potenciar o caráter de atração turística graças a um programa eclético que conjuga a tradição e a modernidade, fazendo destas umas festas para todos”.
Além da presença em feiras turísticas, o São João de Braga marca, tal como refere Rui Ferreira, presença em múltiplas plataformas de aproximação às pessoas. “Estamos nas autoestradas, nos jornais, nas televisões, nas rádios, na internet. Queremos colocar Portugal a falar da sua festa mais popular, o S. João de Braga”. As ações de comunicação fazem parte de uma estratégia de incremento da notoriedade e mediatismo que a AFSJB tem levado a cabo.
Com gigantones, cabeçudos e os sons do folclore, a AFSJB cativou milhares de transeuntes que, além das fotografias habituais, procuraram descobrir o programa para os dias de festas sanjoaninas. Rui Ferreira mostrou-se satisfeito com a recetividade das pessoas, fazendo um balanço “extremamente positivo” de todo o dia.
Depois da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), da presença do Jamor e da viagem à Galiza, segue-se no próximo dia 10 de junho a promoção junto dos vários municípios minhotos, naquela que é considerada a “Volta ao Minho do São João de Braga”.