Braga torna-se pelo segundo ano a capital do Cavaquinho
Depois do êxito registado em 2014, os cavaquinhos voltam a ser protagonistas do segundo fim-de-semana de São João de Braga, no II Festival de Cavaquinhos, que prometerá animar a cidade durante o dia nos vários palcos associados ao evento.
Serão quatro dezenas de grupos que pisarão os três palcos colocados no epicentro das festas e onde o cavaquinho será rei. Tipico de Braga, o cavaquinho ganha assim uma nova vida.
Segundo Gonçalo Sampaio, o cavaquinho é um instrumento que terá a sua origem na cidade de Braga no século XVI. O seu som tão peculiar está presente na música popular minhota, sendo presença obrigatória em qualquer
grupo que se proponha representar as tradições desta região. Em algumas regiões do Brasil é também apelidado de braguinha ou de machete de Braga. Este facto atesta, não só o fluxo migratório que partiu do Minho para este país no decorrer dos séculos XVIII e XIX, como também o labor dos cordofones da cidade. As Festas da cidade de Braga pretendem ser a oportunidade para promover este património que une a cidade à música.