São João de Braga com mais de 1 milhão de visitantes

Depois de em 2014 ter recebido cerca de meio milhão de visitantes em 11 dias de certame, a edição de 2015 das festas sanjoaninas de Braga trouxe para as ruas da cidade mais de um milhão de pessoas que, entre o dia 13 e o dia 24 de junho, não se mostraram indiferentes ao espírito de folia bracarense.
Foram mais de 185 horas de programação e cerca de 8 mil pessoas envolvidas nas atividades e iniciativas promovidas pela Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB) que levaram a que o número de visitantes ultrapassasse as expetativas da organização das festas que, em conferência de imprensa de apresentação do programa (25 de maio de 2015), apontava como objetivo trazer para as Festas de São João de Braga cerca de um milhão de pessoas nos doze dias de festas. “Ultrapassamos a barreira do milhão de visitantes no total das festas, a noite de dia 23 e o dia 24 foram os picos de afluência, no entanto, os dias 20 e 21 foram também de grande afluência”, disse fonte da AFSJB.
Com um programa variado que aliava as tradições à modernidade, atividades ecléticas a momentos populares, o São João de Braga voltou a cimentar-se como a mais antiga e maior festa de Portugal.
Este ano as grandes novidades do programa foram, inevitavelmente, o I Encontro de Joões do Mundo, que tinha como principal objetivo bater o record de encontro com mais pessoas com o mesmo nome; a exibição do documentário “O São João é de Braga”, um trabalho documental com imagens das décadas de 30 a 70 e da atualidade; “E repenica”, trabalho discográfico que reúne a tradição musical sanjoanina bracarense pela voz de vários grupos e associações culturais de Barga; Gala Sanjoanina, palco para a apresentação de “E repenica”, um momento solidário a favor da Associação Famílias e que contou com a apresentação do locutor da Renascença, Renato Duarte; “A nova corrida do porco preto”, que convidava os espetadores a descerem parte da Avenida da Liberdade com um porco preto de barro numa bandeja escorregadia.
Além das novidades, momentos como o XXVI Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos, a Parada Folclórica que contou com Iva Domingues como madrinha, a Procissão Solene e a Batalha das Flores trouxeram milhares de pessoas para as ruas da cidade.
# São João em Números:
São João de Braga (13 a 24 de junho): + de 1 milhão de pessoas
Noite de 23 de junho e dia 24 de junho: 300 mil pessoas nas ruas
Assistência Concerto Mickael Carreira: 30 mil pessoas
Assistência Concerto David Fonseca: 20 mil pessoas
Parada Folclórica (pessoas envolvidas na organização):780 pessoas
Assistência Parada Folclórica: 7500 pessoas viram ao vivo e 636 mil pessoas assistiram através da televisão (este número não é contabilizado no número de visitantes do São João de Braga)
Gala Sanjoanina (pessoas envolvidas): 360 pessoas
Assistência Gala Sanjoanina: 762 pessoas
Documentário “O São João é de Braga”: 500 pessoas
Carro das Ervas, Carro Rei David e Carro dos Pastores (pessoas envolvidas): 100 pessoas
Cortejo Histórico (pessoas envolvidas): 200 pessoas
Nova Corrida do Porco Preto (pessoas envolvidas na organização): 20 pessoas
Participantes Corrida do Porco Preto: 16 participantes
Assistência Nova Corrida do Porco: 1000 pessoas
Batalha das Flores (pessoas envolvidas): 47 pessoas
Assistência Batalha das Flores: 1500 pessoas
Encontro de Joões (pessoas envolvidas na organização): 55 pessoas
Encontro de Joões (Joões com primeiro nome João): 423
Encontro de Joões (Joões sem João no primeiro nome): 28
XVI Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos (pessoas envolvidas na organização): 50 pessoas
Participantes XXVI Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos: 1200 pessoas
Voluntários: 60
Venda Ambulante: 217 vendedores dos quais 132 na Avenida da Liberdade
Diversões: 31
Perfomance comunicacional [dados CISION| Associação de Festas de São João de Braga: 15/5/2015 a 5/7/2015]
Redes Sociais – Facebook: 13450 seguidores
Redes Sociais – Instagram (criado em 2015): 297 seguidores
#SaoJoaoBraga (Twitter): 117 utilizações
#SaoJoaoBraga (Facebook): 893 utilizações
Número de notícias: 443 notícias
Número de horas em televisão: 7h27 (38 trabalhos televisivos)
Número de horas em rádio: 6h54 (23 presenças radiofónicas)
Número de notícias em imprensa: 157
Número de notícias online: 225
Número de notícias em Portugal: 442
Número de notícias em Espanha: 1
Retorno AAV – AUTOMATIC ADVERTISING VALUE (até à data): 20.557.442,00€
Trending Topics: Encontro de Joões; Parada Folclórica (Iva Domingues amadrinha Parada); Noitada de São João
*AAV – AUTOMATIC ADVERTISING VALUE: Valor publicitário equivalente ao espaço ocupado pela notícia calculado automaticamente a partir do custo de uma página par sem cor na imprensa, 1 segundo na televisão ou rádio e CPM (custo por mil contactos) nos meios online.