https://www.saojoaobraga.pt/wp-content/uploads/2015/11/76.jpg

NOTÍCIAS

Novembro 20, 2015

II Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga

As banda vencedoras têm presença garantida no São João de Braga 2016

Valorizar a música filarmónica e projectar o trabalho das bandas ao nível da formação é o objectivo do II Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, que se realiza no próximo dia 29 de Novembro, no Auditório do Parque de Exposições.

Organizado pelo Município de Braga, em parceria com o Conservatório Calouste Gulbenkian, a InvestBraga, a Associação de Festas de S. João e o portal ‘Música e Músicos’, a edição deste ano conta com a participação de seis bandas que terão a oportunidade de divulgar a sua música, num espectáculo de oito horas e que irá reunir cerca de 360 músicos.

Pelo palco do Parque de Exposições de Braga vão passar a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, a Banda Musical da Póvoa de Varzim, a Banda Musical de Cabreiros, a Banda Musical de Avintes (Gaia), a Banda de Famalicão e a Banda de Música de Antas (Esposende).

Na conferência de imprensa de apresentação do concurso, realizada hoje, 18 de Novembro, na Casa dos Crivos, a vereadora da Cultura, Lídia Dias, salientou que a iniciativa, além de dar visibilidade à música filarmónica, “visa divulgar o trabalho que as bandas realizam enquanto centros de ensino da música”. Por outro lado, acrescentou, o concurso pretende ser um “veículo para a contratação das bandas pelas comissões e associações de festas”.

A par dos prémios de 1.500, 1.000 e 500 euros, para o 1.º, 2.º e 3.º prémio respectivamente, as bandas classificadas nos três primeiros lugares têm presença garantida na próxima edição das Festas de S. João de Braga.

Rui Ferreira, presidente da Associação de Festas de S. João, lembrou que a presença de bandas filarmónicas é uma das imagens de marca do S. João. “As Festas de S. João são uma das festividades que mais aposta nas bandas filarmónicas que são, elas próprias, factor de grande atractividade em termos de público”, afirmou.

Já Carlos Teixeira, um dos dinamizadores da iniciativa, desafiou as associações e comissões de festas a assistir ao espectáculo do próximo dia 29 de Novembro, em Braga, e a testemunhar a qualidade musical das bandas. “Venham assistir ao concurso e convidem as bandas a participar nas romarias”, apelou Carlos Teixeira.

Antes de entrarem no palco do Parque de Exposições, as bandas farão, às 09h00 e às 14h00, uma pequena actuação na Praça da República, no centro da Cidade. O objectivo é convidar a população a assistir aos concertos que decorrerão das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

A cerimónia de encerramento e entrega de prémios está prevista para as 18h30. O júri do concurso é presidido pelo maestro Ilídio Costa. Os restantes elementos são nomeados por cada uma das bandas inscritas a concurso.

Fonte: CMB