Gigantones e Cabeçudos foram a atração da BTL
A Associação de Festas de S. João de Braga regressou este domingo à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Depois do sucesso de 2015, as festas de S. João de Braga voltaram a marcar o último dia da maior feira nacional de turismo com o objetivo de cimentar a sua posição enquanto mais antiga e maior festa sanjoanina em Portugal.
Gigantones, Cabeludos e os trajes do baixo Minho marcaram as ações de promoção que a organização das festas municipais de Braga propôs para este evento.
Para o responsável da organização das sanjoaninas de Braga, Rui Ferreira, esta foi mais uma oportunidade de levar as tradições e o ambiente das romarias minhotas até Lisboa, bem como de dar a agentes turísticos o papel do S. João no concelho.
“Trouxemos connosco uma pequena amostra ambiente festivo do S. João de Braga de forma a podermos despertar a curiosidade de todos os quantos se interessam pelo turismo e pelo património cultural”, acrescentou Rui Ferreira.
Muitos foram os visitantes deste certame que abordaram a comitiva sanjoanina durante a sua presença na BTL. Henrique Sousa, alfacinha de gema, foi um dos muitos curiosos que aproveitou esta oportunidade para descobrir as festas de S. João de Braga e garantir a sua presença na edição de 2016. “Vou aproveitar a semana do S. João de Braga para descobrir a cidade e o ambiente destas festas, gostei muito do que vi hoje aqui e estou curioso para o viver em primeira mão”, disse.
A Associação de Festas de S. João de Braga contou com o apoio do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, do Grupo Folclórico da Universidade do Minho e da Associação Cultural e Artística Ida e Volta nesta ação promocional na BTL.