https://www.saojoaobraga.pt/wp-content/uploads/2016/06/33.jpg

NOTÍCIAS

Junho 21, 2016

Auto para São João Baptista recupera obra apresentada em 1936

A Associação de Festas de São João de Braga, em parceria com a Confederação – coletivo de investigação teatral, levam a cena, junto ao Palácio do Raio, o espetáculo “Auto para São João Baptista” no próximo dia 21 de junho, pelas 21h30.

Com o intuito de assinalar os 80 anos sobre o Auto escrito por Gustavo Matos Sequeira, intitulado Auto de São João, e a sua representação pela companhia Rey Colaço-Robles Monteiro a 23 de junho de 1936, o programa das sanjoaninas dará a oportunidade dos bracarenses, durante uma hora, descobrirem a obra e a história interpretada no século XX.

Para o presidente da Associação de Festas de São João de Braga, Rui Ferreira, a recuperação desta peça de teatro é fruto do trabalho da organização das sanjoaninas de Braga em preservar o património histórico das festas. “O Auto para São João Baptista é, para nós, mais um momento importante na recuperação da história das festas de São João”, disse.

Este espetáculo conta com encenação e dramaturgia de Miguel Ramos.

A par da representação teatral, está patente no Palácio do Raio, na Sala de Exposições Temporários do Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga, uma mostra documental sobre a obra de Gustavo Matos Sequeira.

Local:

Palácio do Raio – Braga

Ficha Técnica:

Um espetáculo de: Confederação – colectivo de investigação teatral, em colaboração com a Associação de Festas de S.João de Braga;

Representadores: Andreia Ferreira Sarmento (Bailadeira 4); Bernardo Gomes (Eliakim); Carla Ferreira (Booz, Bailadeira 1); Igor Urban (Bailadeira 6); Joana Pinto Santos (Marta; Bailadeira 2); Liliana Leal (Bailadeira 5) Paula Fonseca (Bailadeira/Ensaiadora); Pedro Sarmento (Zacarias); Ricardo Soares (Romeiro); Rosário Melo (Bailadeira 3)

Encenação e Dramaturgia: Miguel Ramos

Cenografia: Confederação

Figurinos: Andreia Ferreira Sarmento

Iluminotécnico: Baltasar Dàmico

Direção Musical: Maria Helena Restivo

Voz: Silvia Sequeira

Violoncelo: João Silva

Cartaz: Von Calhau!

Design e Comunicação: Maria João Macedo

Vídeo: Ricardo Soares

Fotografia: Angelo Correia

Apoio à Pesquisa: Ana Macedo, Catarina Miranda, Fernando Pinheiro, Rui Ferreira

Coordenação técnica e montagem de Palco: Braga Eventos

Direção de Produção: Rosário Melo

Produção: Confederação – colectivo de investigação teatral

Co-Produção: Associação de Festas de S.João de Braga

Mecenas: ABB

Apoios: Audiorent (Ricardo Magalhães), Centro Interpretativo das Memórias da Misericordia de Braga

Agradecimento: Associação de Proteção à Infância Bispo D.Atónio Barroso, Biblioteca do Teatro Nacional Dona Maria II, Carlos Neves; Fundação Mario Soares (Isabel Moura), Grupo Dramático 9 de Junho/CCOP, Isalinda Santos, Museu Nacional do Teatro (Isabel Cartaxo).