https://www.saojoaobraga.pt/wp-content/uploads/2019/05/portfolio.jpg

NOTÍCIAS

Junho 19, 2018

Apresentação da candidatura das Festas de São João de Braga ao INPCI

Agenda Sanjoanina Dia 6 – Terça, 19 de junho

As Festas de São João são o momento mais relevante da vida coletiva de Braga. Apresentando um conjunto de manifestações acumuladas ao longo dos vários séculos de ocorrências, esta grande celebração comunitária expõe a sua marca nos diversos âmbitos de expressão social, desde a componente devocional, passando pela iconografia, tradição musical e oral, entre outras formas de ser integradas no ethos bracarense. Dando sequência a um conjunto de ações levadas a efeito desde 2014, que visam valorizar e salvaguardar as principais práticas que lhe estão associadas, será promovida uma candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial junto da Direção Geral do Património Cultural que visa o reconhecimento das Festas de São João de Braga como exemplar de relevo no âmbito desta tipologia patrimonial.

O sexto dia das sanjoaninas bracarenses é então marcado pela apresentação formal da candidatura, às 21h30, no auditório do Hospital de São Marcos, e para o qual a AFSJB convida toda a população a participar neste momento verdadeiramente marcante e muito especial para aquilo que é a história das Festas de São João. A sessão terá a intervenção de Lídia Dias, José Machado, Roberto Rosmaninho, Miguel Bandeira e Rui Ferreira e incluirá uma atuação da Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”.

Destaque ainda para os rastreios de saúde (visuais, respiratórios, cardiovasculares e de saúde mental), promovidos pela Associação Académica da Universidade do Minho, e que se realizam na rua do Castelo, das 9h30 às 17h30 e o concerto popular pelos “CABçudos”, às 21h30, na Avenida Central.

Programa completo:

09h30-17h30 • Rua do Castelo (claustros)
+ Saúde: rastreios visuais, respiratórios, cardiovas-culares e de saúde mental

10h00 • Igreja de São João do Souto
Novena de São João Baptista

18h00 • Braga Parque
Avaliação do Concurso de Cascatas de São João de Braga

19h30 • “Praça Mestre Veiga”
Apresentação pública de Gaita-de-foles pelos alunos da Projet’arte
Projet’arte na Tradição

21h00 • “Praça Mestre Veiga”
Atuação do Grupo de Cavaquinhos de Celeirós Atuação do Grupo de Cavaquinhos de São Paio d’Arcos

21h30 • Auditório do Hospital de São Marcos
Apresentação da candidatura das Festas de São João de Braga ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

21h30 • Avenida Central
Concerto popular pelos CABçudos
Grupo de Música Popular do Centro Académico de Braga

 

0