Cortejo Etnográfico traz, até ao epicentro das festas de São João, a tradição folclórica bracarense
O São João de Braga volta a dar destaque à cultura folclórica de Braga e juntará, já este domingo, pelas 16h30, mais de 300 participantes para que, trajados a rigor, encham o centro histórico de Braga de cor e alegria. O cortejo arranca da Rua de S. João e culminará na Praça Municipal.
Este será um momento importante para a cidade voltar a contemplar as capotilhas, pequenas capas traçadas sobre o peito, usadas pelas mulheres da cidade, tornadas num marco tão diferenciador da etnografia bracarense.
Além do Cortejo Etnográfico, que será seguido de espetáculos de rua conduzidos pelos grupos participantes, o folclore subirá ao palco da Praça da República, pelas 21h00, para um espetáculo que juntará o Grupo Folclórico da Universidade do Minho, os Sargaceiros da Apúlia, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo – Matosinhos, Grupo Etnográfico de Areosa – Viana e Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio.
Percurso do Cortejo Etnográfico:
Rua de São João, Rua D. Afonso Henriques, Rua de São Marcos, Largo do Barão de São Martinho, Rua do Souto, Rua da Misericórdia e Praça Municipal.