https://www.saojoaobraga.pt/wp-content/uploads/2019/06/20190620_WAPA_AR_142018.jpg

NOTÍCIAS

Junho 22, 2019

Serigrafia do São João de Braga desenhada por Adão Silva

A Associação de Festas de São João de Braga desafiou o cartoonista Adão Silva para construir uma serigrafia muito especial: sobre o São João de Braga. O autor revela que o desafio foi “bastante especial” dada a sua ligação às festas.

Em número bastante limitado (50 unidades), o trabalho de Adão Silva é inspirado nas festas de São João de Braga e junta os mais diversos elementos associados a esta época. “Inspirei-me em toda a animação que a cidade tem para oferecer, toda a cultura e folclore, desde as rusgas, carro dos pastores e do Rei David, vendedoras dos martelinhos e dos mangericos, o alho porro, a capela de São João da Ponte, etc.”, diz.

Ainda sobre o desafio lançado, o cartoonista revela que o trabalho foi também especial por fazer com que viajasse até à infância e ao momento em que teve a oportunidade de conhecer o Mestre José Veiga, figura incontornável do São João de Braga devido ao trabalho artístico desenvolvido para as festas. “Lembro-me de ter ganho alguns prémios, mas o mais especial foi-me entregue pelo Mestre José Veiga, em forma de diploma e uns jogos”, revela.

Já para os responsáveis da Associação de Festas de São João de Braga, o desafio lançado a Adão Silva é mais do que natural, não só pelo seu trabalho artístico amplamente reconhecido, como também por ser um artista da cidade.

As serigrafias assinadas por Adão Silva têm sido entregues pela Associação de Festas de São João de Braga nos vários momentos de homenagem. Constantino Teixeira, membro fundador da equipa Espiral e um dos pioneiros na organização de grupos de percursão em Braga, foi um dos homenageados que já levou para casa o trabalho do cartoonista bracarense.