https://www.saojoaobraga.pt/wp-content/uploads/2019/07/Gala-5.jpg

NOTÍCIAS

Julho 15, 2019

Associação de Festas de São João de Braga e BragaHabit terão casa para apoio a sem abrigo

Depois de doar a receita angariada na Gala Sanjoanina à comunidade da Beira (Moçambique), afetada pelo ciclone Idai, o Fundo Social e Solidário da Associação de Festas de São João de Braga irá associar-se à BragaHabit e à delegação de Braga da Cruz Vermelha de Braga, para criar uma casa abrigo do São João de Braga.

A nova causa abraçada pelo Fundo Social e Solidário Sanjoanino foi apresentada por Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, durante a Gala de São João de Braga, que aconteceu na passada sexta-feira, 12 de julho, no Altice Forum Braga.

Cada vez mais preocupada com os sem-abrigo que, durante as festas de São João, se mudam para Braga à procura de melhores condições de subsistência, a Associação de Festas de São João de Braga, em conjunto com a BragaHabit e a Cruz Vermelha, irá avançar com a constituição de uma casa partilhada para que os sem-abrigo possam ter um tecto. Caberá à Associação de Festas, com a receita angariada nas diversas iniciativas solidárias a decorrer durante as festividades, contribuir para a renda do imóvel.

Para Firmino Marques “esta medida será essencial para conserguir ajudar a recuperar os sem-abrigo e para que possamos dar um sentido ainda mais solidário às festas”.

“Nos dias das festas, o número de sem-abrigo em Braga cresce exponencialmente, ficando grande parte deles a dormir nas ruas movimentadas do centro histórico. Sabemos que são, na sua grande maioria, sem-abrigo provenientes de concelhos limitrofes, mas queremos dar-lhes uma vida condigna – aos que vêm de fora, mas também aos que vivem no nosso concelho. Para tal, contamos com o apoio da BragaHabit e da Cruz Vermelha para levar a cabo esta missão”, acrecenta.

Recorde-se que o fundo social e solidário sanjoanino, neste primeiro ano, abraçou o apoio às vítimas do ciclone Idai na cidade da Beira (Moçambique). A receita angariada na Gala Sanjoanina foi entregue à Cruz Vermelha Portuguesa, que está em Moçambique a prestar cuidados à comunidade afetada.