São João de Braga luta por lugar na semifinal das Maravilhas da Cultura Popular
As Festas de São João de Braga estão na corrida a um lugar na semifinal das 7 Maravilhas da Cultura Popular, que acontecerá a 23 de agosto, em Loulé. As festas, que alcançaram o segundo lugar na final do distrito, vão a votos a 16 de agosto, na cerimónia da repescagem dos seis melhores segundos classificados.
Para Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, o segundo lugar das festas “pode levar o São João de Braga até primeira semifinal do concurso”.
“Ainda que não tenhamos passado diretamente para a semifinal, acreditamos que a gala da repescagem nos possa ajudar a chegar à fase seguinte”, atira o responsável pela organização das sanjoaninas de Braga.
Com duas candidaturas, promovidas pela Associação de Festas de São João de Braga, na luta por um lugar na próxima fase, e depois de uma final regional renhida, as Festas de São João de Braga acabaram por se destacar, deixando a candidatura dedicada aos Gigantones e Cabeçudos pela final regional. “Quando nos candidatamos às 7 Maravilhas sabíamos que o desafio seria grande e que todas as candidaturas que apresentamos (6 candidaturas iniciais) teriam força e história para as trazer até esta fase regional. Ainda que tenham ficado em último lugar, os Gigantones e Cabeçudos chegam à repescagem através da candidatura das Festas de São João, uma vez que são uma parte muito importante das nossas festas”, recorda o responsável pela organização das sanjoaninas.
O segundo lugar, anunciado na manhã desta quarta-feira, 12 de agosto, coloca o São João de Braga na gala de repescagem, que acontecerá já este domingo, 16 de agosto, em Porto de Mós. Para que as festas bracarenses possam chegar à semifinal de Loulé, a acontecer a 23 de agosto, as festas deverão ser uma das seis maravilhas mais votadas na repescagem. O número de votação mantém-se inalterado [760 207 821], no entanto, o período para fazer chamadas será reduzido, concentrando-se entre as 11h30 e as 19h30 do próximo domingo.
Organizado pelas 7 Maravilhas de Portugal, esta edição dedicada à Cultura Popular tem como categorias o artesanato, artefactos, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias.