https://www.saojoaobraga.pt/wp-content/uploads/2020/09/SaoJoao_7Maravilhas_obrigado.jpg

NOTÍCIAS

Setembro 6, 2020

7 Maravilhas da Cultura Popular: São João de Braga não alcança distinção

As Festas de São João de Braga não conseguiram garantir lugar na lista das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, agradece o apoio a toda a comunidade, destacando que “o apoio dos bracarenses foi fundamental para chegar até aqui”.

Apesar de não trazer para Braga o título de Maravilha, o responsável das sanjoaninas de Braga mostra-se feliz com o percurso do São João de Braga no programa. “Não conseguirmos a distinção, mas chegamos à final e vimos as festas figurarem na lista dos 14 patrimónios da Cultura Popular de maior relevo no nosso país”, diz.

Já Ana Bacalhau, a madrinha da candidatura das festas, recorda que “O caminho que fizemos até aqui demonstra que as Festas de São João de Braga são realmente especiais. Apesar de não ter sido uma das 7 maravilhas distinguidas, estas festas são uma verdadeira maravilha”.

Depois de um ano atípico, que levou ao cancelamento físico das celebrações do São João de Braga, pela primeira vez em mais de 800 anos, a equipa responsável pelas festas está a começar a preparar a edição 2021 das sanjoaninas mais antigas do país. “Sabemos que o São João de Braga é uma maravilha, e, ainda que não tenhamos conseguido a distinção oficial, estamos a trabalhar para que em 2021 possamos voltar às ruas de Braga”, avança Firmino Marques.

Ainda sobre o concurso, Firmino Marques acredita que o mesmo trará mais gente a Braga para viver as festas de São João de Braga. “Todos os finalistas do título de Maravilha de Portugal viram reforçado o seu posicionamento e verificaram um aumento de visitantes, o que nos faz acreditar que iremos ter mais visitas nas nossas festas”, diz.

Com espetáculo já confirmado no programa das Festas de São João de Braga em 2021, Ana Bacalhau promete “muita festa e animação”.

Recorde-se que, organizado pelas 7 Maravilhas de Portugal, a edição 2020 foi dedicada à Cultura Popular, tendo como categorias o artesanato, artefactos, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias.

0