São João de Braga “Entre portas” com segurança e muitas novidades
Num apelo a que os bracarenses vivam as festas de São João de Braga “entre portas”, a Associação de Festas de São João de Braga (AFSJB) apresentou este sábado, 12 de junho, o programa da edição 2021 das mais antigas sanjoaninas do país. O mote para este ano é o de viver o São João entre as portas de recintos culturais de referência e a casa de cada um.
Com uma aposta reforçada no programa digital, as festas de São João de Braga contarão com um conjunto de iniciativas culturais que permitirão sentir o espírito sanjoanino. São cinco os espetáculos presenciais e sete as exposições inseridas no programa, que irá revisitar a memória do São João de Braga e que reforçam a programação pensada para os canais digitais, reforçados com o lançamento da aplicação do São João de Braga.
Para Firmino Marques, presidente da AFSJB, “esta terá sido a edição mais complicada de organizar, resultado da conjuntura em que estamos mergulhados”. “Estivemos durante meses a preparar várias alternativas para apresentar hoje o programa possível das festas, num esforço que esperamos que seja recompensado pela adoção de comportamentos responsáveis por parte da nossa comunidade”, diz.
“Depois de termos estado ‘dentro de portas’, quisemos desconfinar um pouco as festas e optamos por uma edição ‘entre portas’, mas sempre num desafio para que a população se resguarde. Em 2021, não queremos ter 1 milhão e 700 mil festeiros nas ruas de Braga, queremos que esses e outros mais se juntem a nós no digital”, explica o responsável.
Já Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, destaca o facto de “este ano impor a realização de festejos mais comedidos”, apelando a que “os bracarenses celebrem o São João de Braga, mas não festejem”.
De sublinhar que todos os eventos agendados cumprirão as normas de segurança impostas pela Direção Geral de Saúde (DGS).
Toda a programação do São João de Braga poderá ser consultada na aplicação São João de Braga, disponível para sistemas android e iOS ou aqui.
Congresso sanjoanino permite reunião das festas em honra ao santo
A grande novidade do programa 2021 do São João de Braga é a concretização de uma sessão dedicada às diferentes realidades sanjoaninas. São João de Sobrado (Valongo), São João D’Arga (Caminha), Cavalhadas de São João (Viseu) e São João do Porto juntam-se ao São João de Braga para um dia de reflexão e partilha sobre as festas e romarias em honra ao santo.
A sessão, que traz a Braga várias entidades ligadas aos diversos modos de celebração do São João, terá lugar no Pequeno Auditório do Altice Forum Braga, a 19 de junho.
Música entre as portas do Altice Forum Braga, do Theatro Circo e do Museu dos Biscainhos
Augusto Canário, Ana Bacalhau, Daniel Pereira Cristo e Tiago Bettencourt são os protagonistas musicais escolhidos para o programa sanjoanino deste ano. Os quatro artistas serão responsáveis por levar o São João de Braga até ao Altice Forum Braga (Augusto Canário e Tiago Bettencourt), ao Theatro Circo e ao Museu dos Biscainhos.
O palco do Grande Auditório do Altice Forum Braga receberá o concerto de abertura e o de encerramento das sanjoaninas bracarenses, com Augusto Canário e amigos convidados na abertura das festas a 18 de junho e Tiago Bettencourt no encerramento, a 24 de junho. Os dois concertos são de entrada gratuita e os bilhetes poderão ser levantados na bilheteira física do Altice Forum Braga a partir de segunda-feira, 14 de junho.
Ana Bacalhau assumirá o protagonismo do concerto da Gala Sanjoanina, a 19 de junho, no Theatro Circo, numa iniciativa da AFSJB que pretende distinguir entidades, figuras e associações ligadas ao São João de Braga. Também o espetáculo Banquete de David, promovido pelo Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, passará pelo palco do Theatro Circo. Com um custo simbólico, que reverte a favor do fundo social constituído pela AFSJB, os bilhetes para os dois espetáculos estão disponíveis com um custo de cinco euros, sendo possível adquiri-los nas bilheteiras do Theatro Circo ou em theatrocirco.com.
Já Daniel Pereira Cristo, o músico responsável pelo projeto de reinterpretação do cancioneiro sanjoanino, passará, no final da tarde de 20 de junho, pelas festas com um concerto intimista nos jardins do Museu dos Biscainhos. Com entrada gratuita, os ingressos para o espetáculo estarão disponíveis online a partir de segunda-feira.
Digital é aposta da AFSJB
Depois de uma edição experimental em 2020, a AFSJB consolidou a sua aposta no digital através do desenvolvimento de um conjunto de conteúdos que pretende perpetuar a história e o simbolismo de alguns dos pilares das festas de São João.
Além da transmissão do programa digital “São João de Braga Entre Portas”, a AFSJB junta às suas ferramentas de comunicação digital uma aplicação do São João de Braga. A aplicação irá disponibilizar um conjunto de conteúdos que permitirão aproximar o espectador das iniciativas desenvolvidas no âmbito das festas.
Decorações são apelo à memória do São João de Braga
Com a candidatura do São João de Braga a património imaterial, a AFSJB optou por, em 2021, recuperar algumas das principais memórias do São João, servindo-se dos registos fotográficos para decorar as principais artérias da cidade de Braga.
Rusgas, cavaquinhos, etnografia e folclore, gigantones e cabeçudos, assim como os elementos que constituem o cortejo sanjoanino dão o mote para as ornamentações deste ano.