A primeira Comissão de Festas do São João de Braga data de 1893 e veio unificar os dois festejos sanjoaninos existentes até então na cidade (os do São João do Souto e São João da Ponte). Desta primeira comissão faziam parte José Augusto Correia, Joaquim António Pereira Veiga, Joaquim Caires Pinto de Madureira, José Maria Esteves d’Aguiar, Francisco José Luiz Vieira, António dos Prazeres da Cunha Barbosa, João António d’Oliveira, Domingos Rebelo Barbosa, José da Cunha Viana, José Joaquim d’Oliveira, Francisco da Silva Mouta e Luiz Joaquim d’Oliveira.
A criação da comissão organizadora foi um passo determinante no crescimento e afirmação das festas de São João em Braga.
Desde o primeiro momento que a Associação Comercial de Braga assumiu responsabilidades dentro da comissão de festas, tendo, no entanto, em 1972, por sugestão do Grémio do Comércio, a comissão de festas a estar sob a responsabilidade de um vereador camarário.
A coordenação da Associação de Festas esta assim, desde esse momento, sob a alçada de um vereador da autarquia, tendo, em 2001, a partir dos membros que já integravam a comissão, sido criada a Associação de Festas de São João que tem como missão única a organização dos festejos.