Associação de Festas de São João de Braga e BragaHabit terão casa para apoio a sem abrigo

Depois de doar a receita angariada na Gala Sanjoanina à comunidade da Beira (Moçambique), afetada pelo ciclone Idai, o Fundo Social e Solidário da Associação de Festas de São João de Braga irá associar-se à BragaHabit e à delegação de Braga da Cruz Vermelha de Braga, para criar uma casa abrigo do São João de Braga.

A nova causa abraçada pelo Fundo Social e Solidário Sanjoanino foi apresentada por Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, durante a Gala de São João de Braga, que aconteceu na passada sexta-feira, 12 de julho, no Altice Forum Braga.

Cada vez mais preocupada com os sem-abrigo que, durante as festas de São João, se mudam para Braga à procura de melhores condições de subsistência, a Associação de Festas de São João de Braga, em conjunto com a BragaHabit e a Cruz Vermelha, irá avançar com a constituição de uma casa partilhada para que os sem-abrigo possam ter um tecto. Caberá à Associação de Festas, com a receita angariada nas diversas iniciativas solidárias a decorrer durante as festividades, contribuir para a renda do imóvel.

Para Firmino Marques “esta medida será essencial para conserguir ajudar a recuperar os sem-abrigo e para que possamos dar um sentido ainda mais solidário às festas”.

“Nos dias das festas, o número de sem-abrigo em Braga cresce exponencialmente, ficando grande parte deles a dormir nas ruas movimentadas do centro histórico. Sabemos que são, na sua grande maioria, sem-abrigo provenientes de concelhos limitrofes, mas queremos dar-lhes uma vida condigna – aos que vêm de fora, mas também aos que vivem no nosso concelho. Para tal, contamos com o apoio da BragaHabit e da Cruz Vermelha para levar a cabo esta missão”, acrecenta.

Recorde-se que o fundo social e solidário sanjoanino, neste primeiro ano, abraçou o apoio às vítimas do ciclone Idai na cidade da Beira (Moçambique). A receita angariada na Gala Sanjoanina foi entregue à Cruz Vermelha Portuguesa, que está em Moçambique a prestar cuidados à comunidade afetada.

Voluntários distinguidos em gala de São João de Braga

Foram 60 os voluntários que, durante 11 dias, dedicaram parte do seu tempo às festas de São João de Braga. O trabalho desenvolvido pelo grupo foi homenageado na Gala de São João de Braga, que decorreu ontem no Altice Forum Braga.

Consciente da importância do grupo de voluntários para o êxito das sanjoaninas de 2019, Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, agradeceu a todo o grupo a dedicação, sublinhando que “[Os voluntários] tiveram a disponibilidade de abdicar do seu tempo para ajudar a organização a construir mais uma edição das sanjoaninas, vivendo de forma muito particular o São João da sua cidade”.

O presidente da associação destacou ainda que o grupo “esteve sempre presente para garantir o apoio a todas as iniciativas, sendo esta a chave do sucesso do São João”.

Já a pensar na edição de 2020, Firmino Marques desafiou os voluntários a renovarem a ligação às festas, tendo convidado o grupo a juntar-se, mais uma vez, ao projeto de voluntariado sanjoanino em 2020.

Recorde-se que o programa de voluntariado das festas sanjoaninas insere-se numa iniciativa de promoção do envolvimento da comunidade bracarense nas festas municipais, dando a possibilidade a cada cidadão, que possa querer ajudar a construir as festas, de se sentir parte do São João de Braga.

Na cerimónia foi ainda entregue, à Cruz Vermelha Portuguesa, a verba angariada pelo Fundo Social e Solidário Sanjoanino, que servirá para ajudar a comunidade da cidada da Beira (Moçambique), devastada após a passagem do ciclone Idai.

Receita de bilheteira da Gala Sanjoanina entregue esta sexta-feira

Acontece já esta sexta-feira, 12 de julho, pelas 21h30, a Gala de São João de Braga. O evento, agendado para o Pequeno Auditório do Altice Forum Braga, servirá para a Associação de Festas de São João de Braga entregar a verba angariada, com a receita de bilheteira da Gala Sanjoanina, à Cruz Vermelha Portuguesa.

Será através do Fundo Social e Solidário Sanjoanino, criado em 2019, que a Associação de Festas de São João de Braga contribuirá para o auxílio às vítimas do Ciclone Idai na cidade da Beira (Moçambique). A verba angariada durante as festividades será entregue aos responsáveis da Cruz Vermelha nacional, de forma a poder ser canalizada para o apoio às vítimas do ciclone que vitimou mais de 700 pessoas e desalojou cenenas de milhares moçambicanos.

A cerimónia contará com a presença do cônsul moçambicano no Porto, Agostinho Milton e tem entrada gratuita.

Recorde-se que o apoio às vítimas do ciclone em Moçambique foi uma causa abraçada, desde o primeiro momento, pela organização das festas sanjoaninas de Braga.

Parque da Ponte ganhou novo fôlego

Concertinas, cantares ao desafio, Canto D’Aqui, Arco Íris e Toy trouxeram nova vida ao renovado palco do Parque da Ponte, nas sanjoaninas de Braga. Com atividades reforçadas, o palco trouxe consigo o reforço da centralidade do Parque da Ponte nas Festas de São João de Braga.

O palco, colocado nas imediações da capela de São João da Ponte, voltou a ser o cenário perfeito para alguns dos momentos mais populares do São João de Braga, mostrando que a área das festividades sanjoaninas se prolonga Avenida da Liberdade abaixo, unindo desta forma a Avenida Central com o Parque da Ponte.

Com o Toy a assumir-se como cabeça de cartaz daquele palco, o encontro de concertinas fez as honras da casa logo no segundo dia das festas, ao juntar mais de uma centena de concertinas para o encontro “Traz a tua Concertina” e milhares de pessoas para assistir. Também os Canto  D’Aqui encheram o palco do Parque da Ponte.

Além dos concertos, o Parque da Ponte acolheu a eucaristia campal do nascimento de São João Baptista que, este ano, contou também com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Obrigado!

Dizer obrigado não é suficiente para agradecer a todos os quantos colaboraram com a Associação de Festas de São João de Braga para levar a cabo a edição 2019 da Maior Festa Popular de Portugal.

Foram 11 dias intensos de dedicação e trabalho sem sono e sem cansaço, primeiro preparando para depois fazer sair às ruas da Augusta Cidade as Festas de São João de Braga,tornando-as um sucesso.

Estes dias de São João foram únicos graças ao contributo de cada pessoa envolvida. Juntos fomos FORTES. Aos Patrocinadores, Parceiros, Instituições e Voluntários envolvidos nas Sanjoaninas de 2019, a Associação de Festas de São João de Braga agradece todo o carinho, empenho e dedicação. Ao Mar de GENTE que demandou do Minho, de Portugal e do Mundo para BRAGA nestes últimos dias, queremos agradecer a visita, fizemos as festas a pensar nas PESSOAS.

Agora, é tempo de colocar mãos-à-obra e trabalhar já para o São João de Braga de 2020!

 

Continuamos a contar convosco, porque o São João é de TODOS !!!

São João de Braga recebeu cerca de 1 milhão e 700 mil foliões

Depois de em 2018 ter juntado cerca de um milhão e meio de pessoas, as festas de São João de Braga reuniram, nos 11 dias de 2019, cerca de 1 milhão e 700 mil foliões.

Ainda que a chuva tenha levado ao cancelamento de alguns dos eventos programados, os dias 23 e o 24 foram os mais concorridos com um mar de gente a inundar as ruas de Braga. No entanto, não foram os únicos dias a encher Braga de foliões e, tanto nos dias do Encontro de Gigantones e Cabeçudos, Cortejo Etnográfico, Cortejo Histórico e Todos ao Bombo, as ruas de Braga pareceram pequenas para o público.

Para o presidente da Associação de Festas de São João de Braga, Firmino Marques, “esta edição foi um êxito, não só devido ao número de pessoas que passaram pelo São João, como também  pelo facto do Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, se ter juntado à festa”. Firmino Marques garante ainda que “este São João foi histórico”.

Na lista dos números que fizeram a edição de 2019 do São João de Braga é possível destacar as três toneladas e meia de pétalas recolhidas para a aclamação de flores, as mais de 270 horas de programação, as cerca de 10 mil pessoas envolvidas e as 365 entidades envolvidas.

Último dia de festas sanjoaninas repleto de flores (e atividades)

O último dia das festas de São João de Braga assume um cunho religioso muito vincado. Entre missas e a Soleníssima Procissão de Sãoo João, haverá tempo para aclamar o Santo Percussor e voltar a ver o Rei David e os pastores.

Além do programa religioso, o dia culminará com o concerto de Anselmo Ralph, seguido de um espetáculo piromusical.

#

Programa

 

MANHÃ

8h00 – Largo de São João do Souto – Bandas Filarmónicas

8h30 – Praça da República – Entrada grupos de animação

9h00 – Partida do Largo de São João do Souto – Cortejo Sanjoanino

9h00 – Avenida Central – Bandas Filarmónicas

10h00 – Praça Municipal – Rota dos Santos Populares: concentração da bicavalaria do Minho

10h00 – Largo São João do Souto – Eucaristia solene do Nascimento de São João Baptista

11h00 – São João da Ponte – Eucaristia solene do Nascimento de São João Baptista

12h00 – Praça da República – Rodopiada de gigantones e cabeçudos

 

TARDE

14h30 – Praça da República – Rodopiada de gigantones e cabeçudos

14h30 – Parque da Ponte – Concerto de Bandas Filarmónicas

15h00 – Avenida Central – Concerto Bandas Filarmónicas

16h00 – Rua do Castelo – Despique de bombos

16h30 – Sé Primaz – Eucaristia Solene em honra ao São João de Braga

16h30 – Largo do Paço – Concerto de música tradicional pelo Órfeão de Braga

17h00 – Largo de São João do Souto – Transladação do andor de São João em direção à Sé

17h15 – Largo do Paço – Aclamação das Flores

18h00 – Sé Primaz – Soleníssima Procissão de São João de Braga

19h20 – Sé Primaz – Despedida a São João

 

NOITE

22h00 – Avenida Central – Concerto Anselmo Ralph

23h30 – Avenida Central – Fogo de Encerramento

 

Organização desafia bracarenses a trazerem flores

A Associação de Festas de São João de Braga desafia a comunidade a juntar-se à Aclamação das Flores, na tarde de amanhã, 24 de junho.

A iniciativa, incluída no programa das festas em 2014, voltará a assinalar a passagem do andor de São João Baptista no Largo do Paço, durante a sua transladação da Igreja de São João do Souto para a Sé Primaz, de onde sairá a Soleníssima Procissão de São João Baptista.

De forma a garantir o máximo de envolvimento possível por parte da comunidade, a Associação de Festas desafia a comunidade a trazer flores para o momento da aclamação.

Já há vencedor da Fartura da Festa!

Já é conhecido o vencedor da segunda edição do concurso Fartura da Festa.

O júri provou e elegeu as Farturas Ana Sofia (junto aos Granjinhos) como os responsáveis pelas melhores farturas do São João de Braga 2019.

Dos 14 estabelecimentos a concurso, o júri destacou ainda as Farturas Delícia, as Farturas Goreti e as Farturas Vitor Manuel.

Informação – Cancelamento Cortejo da Mordomia e Abertura Oficial das Festas

A Associação de Festas de São João de Braga informa que, na sequência do agravamento das condições meteorológicas em Braga, o cortejo da mordomia e a abertura oficial das festas de São João de Braga foram cancelados.

Damos nota ainda de que, o festival Braga Capital do Cavaquinho acontecerá no Museu D. Diogo de Sousa, mantendo-se, no entanto, os concertos das Bandas Filarmónicas na Avenida Central.

Atendendo às previsões do IPMA, que dão conta de um desagravamento a partir da hora do almoço, o restante programa mantém-se.