Exposições do São João de Braga continuam de portas abertas

Grande parte das exposições que compuseram o programa das festas de São João de Braga continuam abertas para visita nas próximas semanas, oferecendo a possibilidade dos visitantes (re)viverem as sanjoaninas mais antigas do país.

Até ao dia 30 de junho, o Museu dos Biscainhos acolhe a mostra dedicada ao cavaquinho ecológico, numa homenagem à iniciativa Braga Capital do Cavaquinho. Também até ao último dia de junho, estará patente no Palácio do Raio a exposição “Retratos da Festa”, que oferece uma viagem pela história recente das festas.

Já as exposições “Rusgar há 55 anos” (até 14 de julho na Casa dos Crivos), “Renascimento de São João” (até 27 de julho no Posto de Turismo) e “Memórias de São João – da voz à dança” (até 30 de julho no Museu do Traje Dr. Gonçalo Sampaio) são as últimas a encerrar.

O acesso a estas exposições é gratuito.

Toda a programação do São João de Braga poderá ser consultada na aplicação São João de Braga, disponível para android e iOS, ou no site www.saojoaobraga.pt.

Último dia de São João com homenagem, devoção e música

O último dia das festas de São João de Braga será marcado por um conjunto de celebrações religiosas. 

Com as já tradicionais celebrações religiosas a marcarem o calendário de 24 de junho, as festas contarão com a também habitual homenagem ao Mestre Veiga, autor de parte da identidade visual do São João de Braga. A homenagem terá lugar às 12h30,  junto à estátua dedicada ao artista.

O último dia será marcado também pelo concerto de Tiago Bettencourt, o artista que trará “2019 Rumo ao Eclipse”, subindo ao palco do Grande Auditório do Altice Forum Braga às 21h00. Os bilhetes são gratuitos e podem ser levantados na bilheteira do Altice Forum Braga.

Toda a programação do São João de Braga poderá ser consultada na aplicação São João de Braga, disponível para android e iOS, ou no site www.saojoaobraga.pt.

Celebrar o São João de Braga sem sair de casa

A Associação de Festas São João de Braga aconselha a que se celebre o São João de Braga fora da rua.

Devido à evolução da pandemia da Covid-19 em Portugal, mais especificamente, em Braga, a Associação de Festas São João de Braga aconselha a todos os que queiram assinalar a data fazer nas suas próprias casas, respeitando todas as normas e recomendações dadas pela Direção Geral da Saúde.

Este é um ano de celebrar o São João de Braga, sem o festejar. É possível desde logo consultar a programação do São João de Braga, para os dias 23 e 24 junho, na aplicação São João de Braga, disponível para android e iOS, ou no site www.saojoaobraga.pt. Mais uma vez a Associação sublinha que é importante respeitar todas as diretrizes para que este seja uma preparação das Festas do próximo ano.

Sem programa presencial para a noite de São João de Braga, o único espetáculo do dia acontece às 18h30 desta quarta-feira, com um concerto intimista de Daniel Pereira Cristo. Inicialmente pensado para domingo, 20 de junho, o concerto foi adiado devido às previsões meteorológicas. De entrada gratuita, o espetáculo terá lugar nos jardins do Museu dos Biscainhos.

Toda a programação do São João de Braga poderá ser consultada na aplicação São João de Braga, disponível para android e iOS, ou no site www.saojoaobraga.pt.

“Banquete de David” para fazer as delícias do dia 22 junho

Espetáculo no âmbito da cidade criativa para as Media Arts vai ter como palco o Theatro Circo

O “Banquete de David” vai encerrar as iniciativas presenciais do quinto dia das festas sanjoaninas. O evento que vai decorrer no Theatro Circo, tem início às 19 horas, do dia 22 de junho, terça-feira. Este é um espetáculo promovido pelo Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira presencial ou online do Theatro Circo, e têm o preço de cinco euros. Este espetáculo propõe unir o Universo das Media Arts à tradição popular das Festas de São João de Braga. O evento vai contar com a participação, ainda, da Rusga de S. Vicente, das Mulheres do Minho e do Grupo Folclórico da Universidade do Minho. Musicalmente, a iniciativa vai ter o acompanhamento da Orquestra de Dispositivos Eletrónicos.

O “Banquete de David” não requer a apresentação de testes de despiste à COVID-19. O evento cumprirá também as normas de segurança impostas pela Direção Geral de Saúde (DGS).

Toda a programação do São João de Braga poderá ser consultada na aplicação São João de Braga, disponível para android e iOS, ou no site www.saojoaobraga.pt.

Programa digital São João entre portas e novena preenchem quarto dia de festas

Programa digital dedicado ao cavaquinho

 

O quarto dia das Festas de São João de Braga vai iniciar com a tradicional novena a São João Batista, às 10 horas, na Igreja São João do Souto. A segunda iniciativa para o dia 21 de junho passa pelo digital. O Programa São João entre portas vai emitir um episódio com o tema: “Cavaquinho”, na sua página de Facebook, às 19:30 horas.

 

Toda a programação do São João de Braga poderá ser consultada na aplicação São João de Braga, disponível para android e iOS, ou no site www.saojoaobraga.pt. 

Já são conhecidos os vencedores das cascatas sanjoaninas 2021

Os cinco vencedores das cascatas sanjoaninas de Braga foram conhecidos este sábado, 19 de junho, durante a Gala Sanjoanina. O Agrupamento de Escuteiros 0001 da Sé sucede à Jovemcoop.

No ano de retoma da tradição, que volta à escadaria do Braga Parque depois da pausa forçada devido à COVID-19, foram cinco os premiados, que recebem prémios monetários até 1000 euros.

Com o primeiro lugar entregue ao Agrupamento de Escuteiros da Sé, o segundo foi atribuído à Associação Socioprofissional dos Bombeiros Sapadores de Braga, tendo o terceiro lugar sido entregue à Jovemcoop, vencedora da edição anterior das cascatas. Também o quarto e quinto lugar contam nesta edição com a atribuição de prémios. Os Bravos da Boa Luz conquistaram o quarto lugar e a Delegação de Braga da Cruz Vermelha foi o último dos premiados.

Os jurados atribuíram ainda menções honrosas ao Centro de Solidariedade de Braga/Projeto Homem e à Associação Solidariedade Cultural Recreativa Maxiseci.

Recorde-se que, as cascatas sanjoaninas estarão disponíveis para visita até ao próximo dia 24 de junho, na escadaria central do Braga Parque, o parceiro, pelo terceiro ano, da Associação de Festas de São João de Braga neste concurso.

Construção de identidade comum sanjoanina serviu de mote para I Congresso Sanjoanino

O palco do Pequeno Auditório do Altice Forum Braga foi o palco escolhido para a primeira edição do Congresso Sanjoanino, organizado pela Associação de Festas de São João de Braga.

Às festas de São João de Braga juntaram-se, para uma tarde de partilha, as festas de S. João de Sobrado, Carvalhadas de Vildemoinhos e S. João D’Arga, tendo a iniciativa servido para analisar as particularidades de cada uma das celebrações, bem como para o estabelecimento de pontes para a construção de uma identidade comum das festas.

Para Firmino Marques, presidente da Associação de Festas de São João de Braga, “este é o momento de reconhecer todas as festividades que elegem o Santo mais popular entre os Santos Populares”, tendo servido este evento para “a evocação e a celebração do São João através das tradições de Braga, de Arga em Caminha, das Cavalhadas de Viseu e do São João de Sobrado em Valongo”, bem como para o reconhecimento da riqueza e da diversidade das tradições, “todas iguais e todas diferentes com um denominador comum, a devoção e a crença em São João.

Já Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, encarregue de abrir o I Congresso Sanjoanino, destacou que este é o primeiro passo “na busca de uma identidade comum em torno daquele que é um elemento de coesão da comunidade”, reforçando que “por trás de cada iniciativa do São João está o trabalho de pessoas que voluntariamente ajudam na concretização deste programa”.

Também Marco Sousa, da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, sublinhou a importância das festividades de São João se “reunirem em sessões que possam servir para compreender as tradições e construir história”.

Com um espaço de reflexão sobre a origem das celebrações do São João e de todos os seus traços identitários, a sessão contou com a participação de Cónego Roberto Mariz, responsável por apresentar a figura bíblica e histórica de São João, de Jean-Yves Durant (CRIA-UMinho), que apresentou as celebrações de São João um pouco por toda a Europa. Também José Alberto Sardinha (Universidade Lusófona) propôs uma reflexão sobre as origens das celebrações sanjoaninas e Luís Cunha (CRIA-UMinho) desafiou o público a entender estas celebrações como resultado do património cultural português, bem como um espaço de grande dinamismo social.

Ata de decisão e divulgação dos resultados do concurso de cascatas de São João De Braga em 2021

No dia 18 de junho de 2021, pelas 18 horas, reuniu o júri para proceder à visita das cascatas apresentadas a concurso, expostas na escadaria central do Braga Parque para deliberar conforme estipulado no artigo 11º do regulamento do concurso.

Nos termos do artigo 10º do mesmo regulamento, o júri ficou assim constituído:

  • Firmino Marques, presidente da Direção da Associação de Festas de São João de Braga que, por inerência regulamentar, assumiu também a presidência.
  • Tendo-se verificado a ausência inesperada do representante da Entidade de Turismo Porto e Norte, o mesmo foi substituído pelo secretário da Associação de Festas de São João, André Marcos;
  • Miguel Bandeira, Vereador da Câmara Municipal de Braga;
  • Cláudia Marques, em representação do Braga Parque;
  • Casimiro Gonçalves Pereira, elemento convidado, do movimento associativo ou artístico bracarense.

O júri visitou as sete cascatas por ordem crescente de exposição, tendo ouvido dos respetivos autores as explicações que os mesmos quiseram prestar.

No final da visita, os elementos do júri sentiram-se suficientemente esclarecidos e reuniram para deliberar, tendo chegado às seguintes conclusões:

  • Em termos gerais as cascatas cumprem os requisitos propostos aos concorrentes no artigo 4º do regulamento do concurso, pelo que o júri deliberou por unanimidade que todas as cascatas foram admitidas a concurso.
  • Todas as cascatas apresentam um nível de execução muito apreciável, com utilização de muito trabalho manual e materiais reciclados, aliados a muita criatividade.

Em conformidade com o artº 5º do regulamento, o júri decidiu quais os prémios a atribuir, fundamentando a sua decisão nos seguintes critérios regulamentares: tradição, criatividade e qualidade de execução das cascatas.

Assim, o júri decidiu por unanimidade atribuir as seguintes classificações:

1º Prémio:

Cascata Nº 5 – Agrupamento de Escuteiros 0001 da Sé – Prémio de 1.000,00€;

2º Prémio:

Cascata Nº 8 – Associação Socioprofissional dos Bombeiros Sapadores de Braga – Prémio de 750,00€;

3º Prémio:

Cascata Nº 1 – Jovemcoop – Jovem Cooperante Natureza/Cultura São Victor – Prémio de 500,00€;

4º Prémio:

Cascata Nº 7 – Bravos da Boa Luz – Prémio de 250,00€;

5º Prémio:

Cascata Nº 6 – Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga – Prémio de 100,00€;

Menção Honrosa:

Cascata Nº 3 – Centro de Solidariedade de Braga/Projecto Homem;

Menção Honrosa:

Cascata Nº 4 – Associação Solidariedade Cultural Recreativa Maxiseci.

As menções honrosas estão apresentadas por ordem numérica da cascata.

Os elementos do júri felicitam todos os participantes pelos excelentes trabalhos apresentados.

 

Eucaristia de homenagem e novena no terceiro dia de Festas de São João de Braga

O I Congresso Sanjoanina e a Gala Sanjoanina como eventos presenciais e o programa digital “Entre portas” marcam o segundo dia das Festas de São João.

O dia 19 vai contar com cinco eventos entre o presencial e o online. O segundo dia das festas ficará marcado pelo I Congresso Sanjoanino, no Altice Forum Braga. Esta é uma das novidades deste ano, e juntará o São João de Braga, o São João de Sobrado (Valongo), o São João D’Arga (Caminha), Cavalhadas de São João (Viseu) e o São João do Porto. O Congresso servirá para mostrar as diferentes realidades e festejos sanjoaninos pelo país.

Também a Gala Sanjoanina, que  acontece no Theatro do Circo, faz parte da agenda do dia. O evento arranca às 21 horas e vai contar com um concerto de Ana Bacalhau, sendo que ainda há bilhetes disponíveis para o espetáculo, cuja receita reverte integralmente para o fundo social sanjoanino.

No digital, o dia 19 de junho terá também dois momentos. Às 16 horas, na página de Facebook, a Braga Capital do Cavaquinho, que vai renuir o maior encontro de tocadores de cavaquinhos. Na mesma rede social, às 19:30 horas, o programa digital com o tema “Cabeçudos e Gigantones”.

Toda a programação do São João de Braga poderá ser consultada na aplicação São João de Braga, disponível para android e iOS, ou no site www.saojoaobraga.pt.

Novidades e programa digital preenchem segundo dia de festividades sanjoaninas

O I Congresso Sanjoanina e a Gala Sanjoanina como eventos presenciais e o programa digital “Entre portas” marcam o segundo dia das Festas de São João.

O dia 19 vai contar com cinco eventos entre o presencial e o online. O segundo dia das festas ficará marcado pelo I Congresso Sanjoanino, no Altice Forum Braga. Esta é uma das novidades deste ano, e juntará o São João de Braga, o São João de Sobrado (Valongo), o São João D’Arga (Caminha), Cavalhadas de São João (Viseu) e o São João do Porto. O Congresso servirá para mostrar as diferentes realidades e festejos sanjoaninos pelo país.

Também a Gala Sanjoanina, que  acontece no Theatro do Circo, faz parte da agenda do dia. O evento arranca às 21 horas e vai contar com um concerto de Ana Bacalhau, sendo que ainda há bilhetes disponíveis para o espetáculo, cuja receita reverte integralmente para o fundo social sanjoanino.

No digital, o dia 19 de junho terá também dois momentos. Às 16 horas, na página de Facebook, a Braga Capital do Cavaquinho, que vai renuir o maior encontro de tocadores de cavaquinhos. Na mesma rede social, às 19:30 horas, o programa digital com o tema “Cabeçudos e Gigantones”.

Toda a programação do São João de Braga poderá ser consultada na aplicação São João de Braga, disponível para android e iOS, ou no site www.saojoaobraga.pt.