PROGRAMA

Carro dos Pastores

O cortejo sanjoanino fecha com o terceiro carro alegórico dedicado ao Auto do Carro dos Pastores.

A representação teatral, desempenhada de forma exímia por crianças num carro forrado a cortiça e que é totalmente decorado com ervas, tem como elemento central o nascimento de São João Baptista, o santo cujo nascimento se celebra a 24 de junho.

Com vários atos, é possível ver a representação do momento em que o anjo anuncia a Zacarias que irá ser pai de um filho com Isabel, bem como o momento do anúncio do nascimento do pequeno João Baptista.

Os cânticos e as danças marcam todo o auto, cabendo a seis rapazes e seis raparigas, vestidos com trajes de gala e acompanhados por cajados com fitas coloridas e pandeiretas, interpretar todos os atos. O carro conta ainda com anjos que aparecem e desaparecem conforme o desenrolar do auto.

Além do anjo, dos pastores e das figuras de Isabel e Zacarias, o carro conta com um pequeno João Baptista. De ar traquina e malandro, o menino acaba por conseguir provocar algumas gargalhadas junto do público pela forma como interage com os pastores e com o seu carneirinho.